Vacina da Gripe – Porque é importante

vacina da gripe e a vacina da COVID-19 são duas imunizações diferentes. Uma não exclui a necessidade da outra e são de extrema importância tanto para sua saúde, quanto para a saúde pública.

Ao se imunizar você está protegendo toda a comunidade ao seu redor e diminuindo os riscos de contrair as formas graves de ambas as doenças.

Como ocorre anualmente, conforme o inverno se aproxima, o governo iniciou, em maio de 2020, a campanha de vacinação contra gripe. Este ano, a vacina é ainda mais importante porque, além de evitar a ocorrência da gripe em si, reduz as confusões com os sintomas do COVID-19.

Logo, evita que pessoas com sinais de gripe procurem atendimento médico por acharem que se trata de coronavírus. Assim, ficam menos suscetíveis ao contágio deste vírus e não sobrecarregam o sistema de saúde do país.

Nessa matéria, mostraremos os aspectos que demonstram porque a vacina é importante. Antes, porém, passaremos informações essenciais sobre a vacinação contra a gripe.

DIFERENÇA ENTRE AS VACINAS DA GRIPE E DO CORONAVÍRUS

São vacinas que protegem contra duas doenças diferentes. A vacina da gripe é responsável por conferir proteção contra as infecções respiratórias causadas pelo vírus Influenza e deve ser administrada anualmente. Já a vacina COVID-19, é capaz de proteger apenas contra as infecções causadas pelo Coronavírus. 

Além disso, a quantidade de doses, porcentagem de eficácia, grupos de vacinação e os eventos adversos também são diferentes.

Há restrições contra a vacina?

A vacina é muito segura. Normalmente, é contraindicada apenas para quem tem alergia ao ovo. Portanto, se você ainda não se vacinou, não deixe de procurar um local para se proteger contra os vírus da gripe.

POR QUE PRECISO TOMAR A VACINA DA GRIPE TODOS OS ANOS?

A aplicação da vacina é necessária pois a sua formulação muda todos os anos, dependendo dos vírus que estão circulando no momento.

A formulação da vacina a cada ano é feita com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde, que se baseia nas variantes de vírus que mais circularam no ano anterior.

A Moema é referência em saúde e medicina do trabalho, com anos de experiência no ramo. É uma das maiores empresas no Brasil em serviços de Saúde e Segurança do Trabalho. Fale com os nossos consultores e conheça mais.